“Campanhas eleitorais – ganha mais quem erra menos”, que será lançado
nesta quarta-feira (18), às 19h30, nas Livrarias Curitiba do
ParkshoppingBarigui.
Todo candidato
tem seu dia de cão. Aquele momento em que um simples erro na condução da
campanha pode determinar uma grande queda nas pesquisas ou até mesmo significar
a derrota nas urnas. E quais são os erros que um candidato não pode cometer
numa campanha? O marqueteiro Hiram Pessoa de Melo enumera pelo menos 99 deles
no seu livro “Campanhas eleitorais – ganha mais quem erra menos”, que será
lançado nesta quarta-feira (18), às 19h30, nas Livrarias Curitiba do
ParkshoppingBarigui.
Balizado por
suas experiências em grandes embates políticos no Brasil e exterior, Hiram de
Melo sustenta que dentre os erros de campanha, verifica-se que o mais decisivo
é decorrente do temperamento do candidato. “O fator temperamento, geralmente
estúpido, está na raiz dos erros, das omissões e negligências que,
materializados em vacilos, deslizes, gestos intempestivos, surtos de autismo e
barbeiragens, liquidam uma campanha. Na maioria das vezes, o candidato se torna
o maior inimigo eleitoral dele mesmo”, explica Hiram.
Esses erros
são ilustrados no livro por análises passo a passo em eleições recentes nos EUA
e Argentina, mas também são expostos em casos brasileiros, especialmente no
Paraná, como a eleição para governador de 2006. Sob o ponto de vista didático,
a linguagem utilizada por Hiram é direta, com explicações dos conceitos e dos
termos utilizados. “A ideia é mostrar para os candidatos, assessores de
campanha, estudantes, pessoas interessadas em política o elefante todo e não
somente as partes do animal, baseado em algumas de minhas experiências
profissionais vivenciadas direta ou indiretamente”, diz o marqueteiro.
Além de se
ocupar dos erros de campanha, Hiram também faz uma análise da introdução da
internet nas campanhas eleitorais e dedica algumas páginas à rede de computadores
utilizada de forma inovadora por Howard Dean e Barak Obama no início dos anos
2000. Outro ponto que merece atenção refere-se aos debates televisivos, em que
erros costumam ser fatais.
SERVIÇO
Lançamento do livro “Campanhas
eleitorais – ganha mais quem erra menos”
Dia 18 de julho, quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Livrarias Curitiba do
ParkshoppingBarigui.
HIRAM PESSOA DE MELO – Cofundador da Associação Latino-Americana de
Consultores Políticos (ALACOP) e do Centro Interamericano de Gerência Política.
Marqueteiro e conferencista internacional, ele atuou mais de 20 campanhas
políticas presidenciais, governamentais, municipais e legislativas, em
Portugal, México, Venezuela, Argentina, Paraguai e Brasil, com um ranking
impressionante de 70% de vitórias. Dentre muitos, no rol de assessorados por
Hiram estão os brasileiros Ulisses Guimarães, Tancredo Neves; os argentinos
Fernando De La Rúa, Domingo Cavallo e o português João Manuel Durão
Barrozo. Como diretor de criação
produziu mais de 2000 spots políticos em 28 anos de carreira.
Um comentário:
Livro interessante. Todos os candidatos a políticos deveriam ler. Mas, pergunto: boa parte dos políticos dão exemplo de bons leitores à população, principalmente no Brasil?
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