quarta-feira, 18 de julho de 2012

Livro do marqueteiro Hiram Pessoa de Melo analisa erros de campanhas eleitorais


“Campanhas eleitorais – ganha mais quem erra menos”, que será lançado nesta quarta-feira (18), às 19h30, nas Livrarias Curitiba do ParkshoppingBarigui.
Todo candidato tem seu dia de cão. Aquele momento em que um simples erro na condução da campanha pode determinar uma grande queda nas pesquisas ou até mesmo significar a derrota nas urnas. E quais são os erros que um candidato não pode cometer numa campanha? O marqueteiro Hiram Pessoa de Melo enumera pelo menos 99 deles no seu livro “Campanhas eleitorais – ganha mais quem erra menos”, que será lançado nesta quarta-feira (18), às 19h30, nas Livrarias Curitiba do ParkshoppingBarigui.
Balizado por suas experiências em grandes embates políticos no Brasil e exterior, Hiram de Melo sustenta que dentre os erros de campanha, verifica-se que o mais decisivo é decorrente do temperamento do candidato. “O fator temperamento, geralmente estúpido, está na raiz dos erros, das omissões e negligências que, materializados em vacilos, deslizes, gestos intempestivos, surtos de autismo e barbeiragens, liquidam uma campanha. Na maioria das vezes, o candidato se torna o maior inimigo eleitoral dele mesmo”, explica Hiram. 
Esses erros são ilustrados no livro por análises passo a passo em eleições recentes nos EUA e Argentina, mas também são expostos em casos brasileiros, especialmente no Paraná, como a eleição para governador de 2006. Sob o ponto de vista didático, a linguagem utilizada por Hiram é direta, com explicações dos conceitos e dos termos utilizados. “A ideia é mostrar para os candidatos, assessores de campanha, estudantes, pessoas interessadas em política o elefante todo e não somente as partes do animal, baseado em algumas de minhas experiências profissionais vivenciadas direta ou indiretamente”, diz o marqueteiro.
Além de se ocupar dos erros de campanha, Hiram também faz uma análise da introdução da internet nas campanhas eleitorais e dedica algumas páginas à rede de computadores utilizada de forma inovadora por Howard Dean e Barak Obama no início dos anos 2000. Outro ponto que merece atenção refere-se aos debates televisivos, em que erros costumam ser fatais.
SERVIÇO
Lançamento do livro “Campanhas eleitorais – ganha mais quem erra menos”
Dia 18 de julho, quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Livrarias Curitiba do ParkshoppingBarigui.
HIRAM PESSOA DE MELO – Cofundador da Associação Latino-Americana de Consultores Políticos (ALACOP) e do Centro Interamericano de Gerência Política. Marqueteiro e conferencista internacional, ele atuou mais de 20 campanhas políticas presidenciais, governamentais, municipais e legislativas, em Portugal, México, Venezuela, Argentina, Paraguai e Brasil, com um ranking impressionante de 70% de vitórias. Dentre muitos, no rol de assessorados por Hiram estão os brasileiros Ulisses Guimarães, Tancredo Neves; os argentinos Fernando De La Rúa, Domingo Cavallo e o português João Manuel Durão Barrozo.  Como diretor de criação produziu mais de 2000 spots políticos em 28 anos de carreira.

Um comentário:

Vantuir Pólvora disse...

Livro interessante. Todos os candidatos a políticos deveriam ler. Mas, pergunto: boa parte dos políticos dão exemplo de bons leitores à população, principalmente no Brasil?